INSCRIÇÕES

05 OUT de 2018 a 14 JAN de 2019

O Cursinho

Com o objetivo dar uma oportunidade para milhares de jovens e adultos, residentes em Curitiba e/ou Região Metropolitana, o Cursinho Solidário oferece vagas tanto para aqueles que estudaram em escolas da rede pública de ensino, os que usufruíram de bolsas integrais em escolas particulares, como também para aqueles que não possuem condições financeiras suficientes para bancar um cursinho particular.

Com o acesso a um material de boa qualidade somado a um corpo docente capacitado, em uma estrutura semelhante à de qualquer curso preparatório privado, acreditamos que o aluno do Cursinho Solidário tem plenas condições de tornar real aquele sonho de ingressar a faculdade, além de servir como realização pessoal e/ou coletiva, e garantir a melhoria na sua qualidade de vida futura. Desde o início do projeto contamos com mais de 1200 aprovações em diversas universidades do Brasil.

As aulas do Cursinho Solidário acontecem de segunda à sábado. De segunda à sexta das 18h45 às 22h20 e no sábado das 7h30 às 12h. Nossas aulas acontecem em duas sedes, uma na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e outra no Curso Positivo Batel.

Processo

Os estudantes que querem participar do processo seletivo precisam: ter estudado em escola pública ou em escola particular com bolsa integral; estar terminando o Ensino Médio em 2019 ou já ter terminado; possuir a renda de até um salário mínimo por pessoa da família.

O Cursinho Solidário é um cursinho pré-vestibular que não possui mensalidade. Nosso objetivo é ajudar estudantes de baixa renda a ingressar no Ensino Superior.

As inscrições são realizadas no aqui, o período de inscrição é: de 05 DE OUTUBRO DE 2018 a 14 DE JANEIRO DE 2019.

LEIA ATENTAMENTE O EDITAL antes preencher sua inscrição!

Os dados fornecidos não poderão ser alterados após a realização da inscrição.

Caso não possua acesso à Internet, você pode realizar a inscrição pessoalmente na secretaria do Cursinho Solidário, na Av. Vicente Machado, 198, sala 201, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h30, não é necessário agendar um horário de atendimento.

Após o preenchimento da inscrição necessário pagar a taxa de inscrição, ela pode ser paga até 15 DE JANIRO DE 2019. Sua inscrição será confirmada com o pagamento da taxa e o comprovante de pagamento é o comprovante de inscrição, por isso, não perca!

Etapas

O processo seletivo está dividido em duas fases:

1ª etapa: uma prova objetiva de 48 questões sobre os conteúdos dos dois primeiros anos do Ensino Médio.

2ª etapa: entrevista socioeconômica e entrega de documentos comprobatórios.

É necessário preencher um cadastro com seus dados pessoais e responder um questionário socioeconômico.

1ª etapa

A primeira fase é uma PROVA OBJETIVA, que possui 48 questões sobre os conteúdos dos dois primeiros anos do Ensino Médio.

A prova objetiva será realizada no dia, 20 DE JANEIRO DE 2019, em local a ser divulgado até o dia , 16 DE JANEIRO DE 2019.

A duração máxima para realização da prova será de 3h00 (três horas) incluindo a resolução da prova objetiva e o preenchimento da folha de respostas. Os candidatos não poderão deixar o local de prova antes de uma hora após o início da mesma. Não será permitido o ingresso do candidato no local de prova após as 12h30min.

O local da prova e o ensalamento serão divulgados até o dia, 16 DE JANEIRO DE 2019.

www.formacaosolidaria.org.br.

O que é necessário no dia da prova?

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Comprovante de inscrição;
  • Caneta esferográfica preta ou azul

ATENÇÃO

É permitido levar lápis e borracha para realização da prova.

Não será permitido realizar a prova sem documento oficial de identificação.

Como é a prova?

Ela é composta de 48 (quarenta e oito) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas de resposta cada, sendo apenas 1 (uma) alternativa correta para cada questão.

As questões estão divididas entre as seguintes disciplinas e possuem pesos diferentes:

Na capa do caderno de questões haverá instruções para o bom andamento da prova, que deverão ser lidas e cumpridas pelos candidatos, bem como deverão ser seguidas as orientações dadas pelos fiscais em sala.

A duração máxima para realização da prova será de 3h incluindo a resolução da prova objetiva e o preenchimento da folha de respostas. Os candidatos não poderão deixar o local de prova antes de uma hora após o início da mesma.

O gabarito da prova será publicado no site www.formacaosolidaria.org.br no dia 20 DE JANEIRO DE 2019.

Até o dia 22 DE JANEIRO, na secretaria da Formação Solidária e no site www.formacaosolidaria.org.br, será publicado o resultado da Primeira Fase do Processo Seletivo.

2ª Etapa

A segunda fase é uma ENTREVISTA SOCIOECONÔMICA, que irá abordar o perfil escolar e socioeconômico do candidato.

A entrevista socioeconômica juntamente com a média da primeira fase dará a classificação final no Processo Seletivo para o preenchimento de 410 vagas existentes para as turmas do EXTTENSIVO Cursinho Solidário de 2019 e demais vagas que surgirem até dia 30 DE ABRIL DE 2019.

Os candidatos classificados para a segunda fase deverão comparecer, Os candidatos classificados deverão comparecer NOS DIAS 25 E 26 DE JANEIRO DE 2019, EM LOCAL A SER DIVULGADO ATÉ O DIA 23 DE JANEIRO DE 2019.

O horário e o agendamento das entrevistas serão divulgados no site www.formacaosolidaria.org.br.

A avaliação socioeconômica terá caráter eliminatório e ocorrerá por ordem classificatória. As entrevistas serão feitas somente com o candidato, acompanhantes e responsáveis esperaram fora do local de avaliação.

Quais documentos são necessários?

Para a entrevista o candidato precisa levar CÓPIAS E ORIGINAIS dos seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Histórico escolar do ensino médio, ou declaração;
  • Declaração de ter estudado com bolsa integral, se for o caso;
  • 3 últimas contas de energia;
  • 3 últimas contas de água;
  • 3 últimas contas telefônicas;
  • 3 últimos comprovantes de todas as pessoas da família que compõem a renda;
  • E os documentos que achar necessário.

É OBRIGATÓRIA ENTREGA DAS FOTOCÓPIAS, que serão conferidas a partir da documentação original apresentada.

A entrevista tem como objetivo confirmar e complementar dados já informados pelos candidatos no ato da inscrição e conhecer pessoalmente os candidatos do Cursinho Solidário. A entrevista irá abordar alguns aspectos, entre eles: histórico familiar, vida acadêmica e expectativas e objetivos do candidato em relação ao curso.

A entrevista socioeconômica juntamente com a média da primeira fase dará a classificação final no Processo Seletivo para o preenchimento de 410 vagas existentes para as turmas do EXTTENSIVO Cursinho Solidário de 2019 e demais vagas que surgirem até dia 30 DE ABRIL DE 2019.

A lista de APROVADOS no processo seletivo será divulgada até o dia, 31 DE JANEIRO DE 2019, no site www.formacaosolidaria.org.br e na secretaria da Formação Solidária.

Os candidatos classificados a partir da 411º (Quadringentésima décima primeira) colocação, farão parte de LISTA DE ESPERA, tendo direito ao preenchimento das vagas que surgirem até o dia 30 DE Abril DE 2019.

Matrículas

Os aprovados na classificação final deverão comparecer nos dias 04 E 05 DE FEVEREIRO DE 2019, na Sede da FORMAÇÃO SOLIDÁRIA, na Avenida Vicente Machado, 198, conjunto 201, para efetivação da matrícula e pagamento da taxa no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), conforme horário agendado.

A matrícula só será efetivada mediante o pagamento da taxa de matrícula e assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade constante no ANEXO III do Edital.

Os CANDIDATOS MENORES deverão ter seu TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE assinado pelo respectivo RESPONSÁVEL LEGAL.

A matrícula dará direito ao candidato aprovado de iniciar a participação nas atividades do Cursinho Solidário Extensivo 2019. Os candidatos que não efetivarem a respectiva matrícula no período estipulado perderão o direito à vaga.

É OBRIGATÓRIA a presença do aluno (a) na realização da matrícula, pois é entregue o material didático e tirada a foto para a carteirinha de estudante.

Dúvidas

Algo não deu certo? Vem falar com a gente!

Facebook: https://www.facebook.com/CursinhoSolidario/

E-mail: contato@formacaosolidaria.org.br

Telefone: (41) 3234-2363

Whats App: (41) 98839-4314

Esqueceu o login e senha?

O login e a senha do espaço do candidato é o e-mail e senha que você cadastrou no momento da inscrição. Se não lembra desses dados, pode clicar em “Esqueci a senha”, o login e senha serão enviados para o e-mail cadastrado.

O que é o comprovante de inscrição?

O comprovante de inscrição é o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

O boleto da taxa de inscrição venceu e você não conseguiu pagar?

Você pode emitir um novo boleto com a data atualizada no espaço do candidato. O boleto fica disponível até o último dia de pagamento.

Qual será o local da prova?

A prova objetiva será realizada no dia, 20 DE JANEIRO DE 2019, em local a ser divulgado até o dia , 16 DE JANEIRO DE 2019.

Os portões serão fechados às 12h, não esqueça de levar um documento de identificação com foto, caneta esferográfica preta e seu comprovante de inscrição.

Quando sairá o ensalamento?

O ensalamento será divulgado no site www.formacaosolidaria.org.br no dia 16 DE JANEIRO DE 2019. Ele também estará disponível no espaço do candidato.

Se seu nome não constar na lista do ensalamento, entre em contato com a gente:

Facebook: https://www.facebook.com/CursinhoSolidario/

E-mail: contato@formacaosolidaria.org.br

Telefone: (41) 3234-2363

Whats App: (41) 98839-4314

Quando será a entrevista?

As entrevistas acontecerão NOS DIAS 25 E 26 DE JANEIRO DE 2019, EM LOCAL A SER DIVULGADO ATÉ O DIA 23 DE JANEIRO DE 2019.

Para a entrevista o candidato precisa levar CÓPIAS E ORIGINAIS dos seguintes documentos:

- Documento oficial de identificação com foto;

- Histórico escolar do ensino médio, ou declaração;

- Declaração de ter estudado com bolsa integral, se for o caso;

- As três últimas contas de energia;

- As três últimas contas de água;

- As três últimas contas telefônicas;

- Os três últimos comprovantes de todas as pessoas da família que compõem a renda;

E os documentos que achar necessário.

Não possui todas as contas pedidas para a entrevista. O que fazer?

Para os candidatos que não possuem as contas originais ou perderam algum dos meses solicitados, podem levar um histórico de consumo. Esse histórico de consumo pode ser retirado nos sites das empresas de água, luz e telefone.

Como é feita a classificação final?

A classificação final é feita pela junção da média obtida na Prova Objetiva e da Avaliação Socioeconômica.

Quais documentos servem como comprovante de renda?

Para comprovar a renda o candidato pode levar extratos bancários e holerites. Para aqueles que são autônomos é possível levar uma declaração escrita a próprio punho, informando nome completo, documento e o valor médio mensal recebido.

Como funciona a lista de espera?

Os candidatos classificados a partir da 411º (Quadringentésima décima primeira) posição farão parte de LISTA DE ESPERA, tendo direito ao preenchimento das vagas que surgirem até o dia 30 DE ABRIL DE 2019. Essa lista será divulgada no site www.formacaosolidaria.org.br. As vagas remanescentes serão destinadas a lista de espera, a secretaria do Cursinho Solidário irá entrar em contato pelos telefones cadastrados na inscrição

Tem mais alguma dúvida? Estamos a disposição para te ajudar!

Facebook: https://www.facebook.com/CursinhoSolidario/

E-mail: contato@formacaosolidaria.org.br

Telefone: (41) 3234-2363

Whats App: (41) 98839-4314